Calc

CALC - A planilha para uso geral.

O Calc é a planilha eletrônica que você sempre quis. Novos usuários vão achá-la fácil de aprender; profissionais e experts nos números vão apreciar a extensa variedade de funções avançadas.
A tecnologia de Tabela Dinâmica - ou Assistente de Dados - torna fácil importar dados brutos do banco de dados corporativo, depois cruzá-los, resumi-los e convertê-los em informações compreensíveis.
Fórmulas em linguagem natural permitem a criação de fórmulas usando palavras. Por exemplo, "vendas – custos".

Assistentes guiam você ao longo de funções avançadas, facilitando sua utilização e aumentando a produtividade.

Estilos e Formatação tornam fácil aplicar formatação a células, incluindo conteúdo livremente rotacionado, modelos, fundos, bordas e muito mais. Você ainda pode usar modelos com funções prontas e, assim, concentrar-se apenas no que interessa: o seu trabalho.

O Gerenciador de Cenários permite análises do tipo "e se..." ao clique de um botão. Por exemplo, compare a margem de lucros para previsões de vendas altas, médias e baixas.

Salve suas planilhas no formato OpenDocument, o novo padrão internacional para documentos de escritório. Este formato é baseado na linguagem XML e, por isso, com ele você não está amarrado ao Calc. Você pode abrir suas planilhas em qualquer outro programa compatível com OpenDocument.

E, é claro, você pode abrir suas antigas planilhas do Excel ou salvar suas novas planilhas no formato XLS para enviar às pessoas que ainda utilizam os produtos da Microsoft. Se tudo o que eles querem é ver os resultados, você pode exportar o arquivo para PDF, sem precisar de nenhum programa adicional para isso.

Apostila => Clique Aqui.