Writer

Objetivos:

Neste tutorial você aprenderá as funções básicas do Writer, funções estas que são muito simples, mas que são indispensáveis para obter maior produtividade quando trabalhar com o aplicativo. Você conhecerá os recursos do programa, vou mostrar como abri-lo, os elementos da interface, bem como suas definições. Mostrarei, também, como salvar, abrir e fechar documentos. Ensinarei a configurar uma página e, por último, como acessar as propriedades do documento.

Recursos

O Writer é o editor de texto do pacote OpenOffice, ele corresponde ao MS Word. Um editor de texto é um programa como recursos para formatação de texto, com imagens, objetos e tabelas. O Writer possui vários recursos para edição de texto, tais como: Recursos básicos, Design e Estruturação, Editoração Eletrônica, Criação de Desenhos, Inserção de Figuras e Interface Flexível. Vejamos adiante a descrição de cada um destes recursos.

» Recursos básicos – Com todos os recursos básicos é possível você criar documentos como, Ofícios, memorandos, cartas, currículos, etc, com tabelas, índices e imagens. O Writer possui, também, um excelente sistema de tabulação, com o qual você pode criar texto alinhados em colunas sem a necessidade de tabelas, com isso consegue-se um alinhamento mais preciso. Outra função muito importante é a capacidade de exportar arquivos para o formato PDF.

» Design e Estruturação – Para montar do design do seu texto, o Writer disponibiliza estilos de formatação, tabelas e a janela Navegador, pela qual você pode percorrer facilmente todo o documento. Os índices, também, são recursos muito úteis para a estruturação de seu documento.

» Criação de Desenhos – Com a barra de ferramenta Desenho, você pode inserir uma serie de recursos em seu texto. Estes recursos vão desde uma simples linha até figuras pré-formatadas. Neste intervalo você encontrar quadrado, elipse, desenho à mão livre, caixas de texto e balões para legendas, assim como uma serie de desenhos pré-formatados que vão desde setas até “carinhas” e estrelas.

» Inserção de Figuras – Você pode inserir figuras em vários formatos ou escolher da galeria de imagens que disponibiliza uma grande quantidade de figuras por temas.

» Interface Flexível – A janela do programa é bem flexível e pode ser personalizada de acordo com o seu gosto. Ícones podem ser adicionados e retirados e as janelas podem ser posicionadas, redimensionadas, exibidas ou ocultadas.

Com todos estes recursos fica muito fácil criar documentos, depois de se acostumar com o Writer, você nem vai mais lembrar do MS Word, exceto se utiliza recursos específicos deste programa. Observe que a extensão deste programa é .odt, enquanto do MS Word é .doc.


Apostila => Clique Aqui.
Apostila => Clique Aqui.